Logo-teste

O Turismo em alta nas Terras de Guimarães Rosa

O turismo está em alta no Sertão de Guimarães Rosa. A região já bem conhecida dos amantes da literatura do escritor João Guimarães Rosa vem ganhando a cada ano mais destaque em função das ações de fortalecimento da indústria do turismo. As cidades têm cada vez mais percebido no turismo uma grande indústria capaz de gerar empregos e movimentação financeira, imbuídos do pensamento preservacionista e de comprometimento com o social. A cidade de Curvelo está localizada não só no centro das Gerais, mas dessa nova perspectiva de um cenário econômico diferente do que vive o restante do país. Podendo ainda contribuir em muito para a sustentabilidade dos seus vizinhos, gerando movimentação de turistas por toda a região. O chamado transbordo, faz com que todos os produtos turísticos próximos à cidade indutora, no caso Curvelo, também seja consumidos pelos visitantes. Não obstante disso, muito pelo contrário, passando a ter papel principal nessa estória, surge o Autódromo Internacional Circuito dos Cristais, com a proposta de transformar Minas Gerais em um consolidado destino turístico do Esporte a Motor. Produto que ganha o mundo com grande facilidade devido à paixão que o ser humano tem pela adrenalina das corridas e pelo imenso poder econômico envolvido por todos os empresários do setor. A capacidade de produção de mídia em torno dos eventos esportivos projetará a região para o mundo, direcionando todos os holofotes para a cidade. Consequentemente, esses turistas endinheirados virão ávidos por consumir. E precisamos ter o que oferecer. Não só hospedagem e alimentação, mas uma infinita gama de produtos e serviços devem ser consumidos e para isso a cidade e suas vizinhas precisam se preparar. Desenhar novos produtos, ofertar novos serviços, melhorar os já existentes, bem como a população deve também estar preparada para esse setor, se qualificando para novas oportunidades no mercado de trabalho. Isso já é uma realidade, se estivermos preparados, todos irão usufruir dos resultados, caso contrário, tanto mão-de-obra, quanto empreendimentos, virão para suprir essa nova demanda.

O Circuito Turístico Guimarães Rosa, através do seu Gestor, o Turismólogo Marco André Malaquias vem discutindo todo esse cenário junto com a SETUR/MG e dentro do Conselho Estadual de Turismo, para que o estado esteja sensível a esse cenário e se aproprie tanto do produto que o projetará no mercado turístico, mas também da responsabilidade de auxiliar no desenvolvimento de ações para viabilizar e fortalecer o turismo na cidade e região.

Dalton Moreira Canabrava Filho (assessor de Assuntos Estratégicos de Curvelo), Paulo Roberto Gonçalves (reitor da Basílica de São Geraldo - Curvelo), Gustavo Arrais (secretário de Estado Adjunto de Turismo), Maurílio Soares Guimarães (prefeito de Curvelo), Antônio Carlos Arantes (deputado estadual PSDB/MG),  Dalmo Ribeiro Silva (deputado estadual PSDB/MG), Marcos Dupim Mattoso (vice-prefeito de Curvelo) Gustavo Pitangui de Salvo (presidente da Associação Mineira dos Criadores de Zeu - AMCZ)

Foto: Sarah Torres/ALMG

No último dia 02 de junho, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas esteve presente na cidade representada pelo Dep. Estadual Antônio Carlos Arantes, Presidente da Comissão, pelo Dep. Estadual Dalmo Ribeiro, que propuseram uma Audiência Pública para discutir o Turismo como vetor de Desenvolvimento Econômico da cidade e as demandas e necessidades da Administração Pública e do Setor privado. Também esteve presente o Secretário Adjunto de Turismo, Gustavo Arrais, que defendeu fortemente o Programa de Regionalização do Turismo como importante ferramenta de assessoramento dos municípios, elogiando ainda o trabalho executado pelo Circuito Guimarães Rosa.

Gustavo Arrais (secretário de Estado Adjunto de Turismo)

Foto: Sarah Torres/ALMG – Gustavo Arrais (secretário de Estado Adjunto de Turismo)

 

1052500

Foto: Sarah Torres/ALMG – Marco André Malaquias Gestor – Circuito Turístico Guimarães Rosa

Geral

Foto: Sarah Torres/ALMG – Geral

Se gostou, compartilhe!
Compartilhar
pt.pdf24.org    Enviar artigo em PDF